Associação de Farmácias, franquias de farmácias, central de compras ou “carreira solo”? Por onde seguir ?

Não sei se conseguirei responder de forma objetiva a pergunta acima. Tentarei pontuar aspectos importantes do mercado farmacéutico e você mesmo decide! Combinado ?

Ainda dentro do padrão dos outros artigos, este será breve. Desta forma, não espere respostas mágicas, ok ?

A Fasti atua no mercado “farma” desde 2011, e de lá pra cá, vi muitas coisas acontecendo. O mais importante, sem dúvidas, é o crescimento avassalador das grandes redes (Pague Menos, Drogasil, Extrafarma, São Paulo, Independente, a finada Big Ben, Globo/Nazaria) que dominam os espaços das grandes cidades e, atualmente, chegam e marcam presença nas cidades médias (acima de 50 mil habitantes).

E que relação tem este crescimento das grandes redes com você, farmacista independente ? Tudo ! Esse pessoal possui poder de compra, possuem lojas com um mix muito bom, bonitas, programas de fidelização de clientes (clientes cadastrados compram com desconto agressivo), PBMs, etc, enfim, tudo aquilo que você já deve ter visto.

Carlos, vou fechar minha loja então quando esse pessoal chegar na minha cidade / bairro / vizinhança ?

Se você continuar parado, utilizando as mesmas e velhas práticas de 10 anos atrás, pode fechar as portas!

Agora que entra o assunto deste post. Algumas das soluções de enfrentamento das grandes redes consiste em ganhar “musculatura”.

Como competir com quem consegue comprar direto da indústria e com condições bem melhores que as de minha drogaria ?

As redes associativas de farmácias, centrais de compras ou clube de compras além das franquias de farmácias atuam exatamente neste enfrentamento. Não vou tomar aqui partido nem te dizer qual a melhor, não é esse o próposito. Ao longo do artigo, te encaminho os links e contatos de várias delas que já atuamos, outros até são nossos parceiros. Importante é: não dá pra competir com as grandes redes utilizando as velhas práticas de 10 anos atrás.

Franquia de farmácias

As mais conhecidas aqui no Nordeste são as Ultrapopular (https://www.drogariasultrapopular.com.br/ ) da Febrafar / Farmarcas. Fornecem ao farmacista todo o aparato de layout da loja, composição do mix, suporte gerencial e estratégico, descontos em laboratórios, até a própria sugestão de precificação e cadastro de produtos é fornecido pelo franqueador.

Inauguração da franquia Ultra Popular em Sertânia – Pernambuco.
Mais de 900 lojas pelo Brasil.

Recentemente tivemos uma conversa bem interessante com o pessoal da Compre Certo Rede de Drogarias (http://comprebemdrogarias.com.br/ ), que começam a ganhar espaço no Nordeste. Possem apoio gerencial ao farmacista, descontos nos laboratórios e um cartão PBM próprio.

Em Pernambuco tem crescido redes independentes que passaram a franquear também sua marca. É o caso da Farmácias Cavalcante (
https://farmaciacavalcante.com.br/ ). Como as demais, fornecem apoio gerencial, além de um cartão fidelidade operado pela própria marca.

Redes associativas ou central de compras

São redes de farmácias independentes cujo objetivo é fornecer a tal da “musculatura” que falei acima. Por exemplo, podem apoiar as farmácias nas questões burocráticas e regulatórias, liberação de programas de PBM, layoutização, etc. Vou apresentar a lista das mais conhecidas aqui no Nordeste. De forma reduzida, apresentarei a característica mais marcante de cada uma delas, obviamente sob meu ponto de vista.

  • http://www.redeaugefarma.com.br/ – Central de compras junto a indústria, apoio a questões regulatórias. Sede no Ceará com atuação forte em todo o Nordeste (possuem mais de 1000 associados)
  • http://www.redemaisfarma.com.br/ – Apoio gerencial, lojas padronizadas, inclusive a fachada, cartão fidelidade, sorteio de prêmios entre as lojas participantes, etc. A Base fica na Paraíba, atuação principal em PB, PE, RN. Atualmente é administrada pela Farmarcas.
  • Sergifar – Associação de farmácias no estado de Sergipe.
  • Rede Lucre Mais – Central de compras atuante no estado de Sergipe.
  • Farmagroup (https://www.facebook.com/FarmaGroupBa/ ) – Atuante, sobretudo, no estado da Bahia.
  • http://www.unifarma.com.br/ – Sede no Rio Grande do Norte. Atuação semelhante a Redemais Farma, cada uma com suas particularidades.

Carlos, ok , vi uma lista grande de franquias farma e redes associativas e centrais de compras. Mas por onde devo seguir ?

Este post não visa indicar um caminho, mas abordar possibilidades. As grandes redes possuem condições de compra que somente tais associações e franquias teriam. Além disso, as grandes redes possuem uma gestão baseada em indicadores, metas, CRM (gestão do relacionamento com os clientes). Ou seja, pela 3a vez digo isso: se você continuar com as práticas de 10 anos atrás, sem duvidas vai fechar !

O mercado é outro, os desafios também ! Continuam a existe ótimas oportunidades para se ganhar dinheiro, prosperar. Não fazer parte de uma franquia ou associação é uma possibilidade também, mas você está pronto mesmo para gerenciar sua farmácia considerando todos esses desafios atuais ou é melhor se juntar a quem também é grande ?

Quer conversar a respeito ? Pode me chamar!
carloslucena at fasti.inf.br ou 81 99641-1984 whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *