Pare agora! Sua farmácia pode estar pagando seus impostos de forma indevida!

Cresci ouvindo de meu pai, comerciante, que a tal da carga tributária em nosso país é altíssima. Com o tempo pude eu mesmo constatar isso como verdade.

Sabe aquele ditado que diz “Depois da queda, o coice” ? E se eu te falasse que, inúmeros casos de farmacistas, de pequeno e médio porte, simplesmente estão pagando seus tributos, que já são altos, de forma indevida ? O que é pior…pagando a mais…e bem a mais ?

Antes de continuar, deixa logo te perguntar umas coisinhas:

  • Você sabe quanto paga de impostos por mês e quanto isso representa percentualmente de tuas vendas ?
  • Já ouviu falar em “imposto antecipado”, como alguns dizem, ou em substituição tributária (termo mais adequado) de ICMS ?
  • PIS e COFINS você conhece ? Já ouviu falar em “tributação monofásica” de PIS e COFINS ?

Carlos, meu contador que faz isso! Prepara tudo e manda aqui pra que eu pague!h

Bem, meu amigo, o problema está ai. Boa parte dos empresários e farmacistas que conheco, por comodidade, confiam cegamente em suas assessorias contábeis. Nada contra os contadores e as assessorias contabéis, mas pensar que diante de tantas regras fiscais que existem em nosso pais esses especialistas saberiam de tudo ? Pouco provável!

Pra finalizar, queria que você pudesse obter as seguintes informações. É um breve roteiro. Com essas informações, já teremos um bom indicativo se você esta pagando corretamente (ou não) os impostos da farmácia.

  • Peça a teu contador as seguintes informações fiscais de dois produtos diferentes. DORFLEX ENV C/10 COMP e um DESODORANTE qualquer, pode ser um DOVE, por exemplo. ICMS, PIS e COFINS de saida (venda). Provavelmente, um DORFLEX terá como ICMS = Substituição tributária, PIS e COFINS como tributação monofásica (você não paga mais na hora da venda!). Já o DESODORANTE, possivelmente (varia por estado), pode ter como ICMS = Tributado na hora da venda, além de PIS e COFINS como tributados também na hora da venda.
  • Você é do Simples Nacional ? Da uma olhada no documento abaixo e pede também a teu contador este documento. Ele precisa se parecer com este que estão com as imagens abaixo.
Modelo do documento do Extrato do Simples Nacional.
Identificação da tributação monofásica de PIS e COFINS.

Observa principalmente os pontos que marquei em vermelho. Dentro do extrato do Simples Nacional, aproximadamente 80% do teu faturamento deve estar nesse ultimo grupo, onde você não paga mais ICMS , nem PIS nem COFINS. E pra ser sincero, esse é o maior engano cometido pelas assessorias contábeis das farmácias onde já atuamos. Já vi casos onde a farmácia estava pagando mais de 20% de imposto indevido! Assustador, hein ?

Carlos, mas isso q você falou ai acima é complicado. Será que estou pagando a mais ?

Honestamente e infelizmente, já vi muitos casos desses. O lado bom é que nunca é tarde para entender e ajustar isso.

Conte conosco! Meus contatos são os abaixo, terei o maior prazer em te ajudar a entender melhor tais situações.

Whatsapp – 81 99641-1984 – carloslucena at fasti.inf.br